top of page

Existe alguma diferença entre Consulting Services e Advisory Services?


Ambos consulting services e advisory services são trabalhos fornecidos por profissionais chamados consultores e por empresas chamadas de consulting firms e/ou advisory firms.


Com o avanço das regras contábeis, a complexidade de requerimentos regulatórios e a SOX, também com a modernização de um enorme número de tecnologias e técnicas, o aumento e especialização desse tipo de profissional foi inevitável e necessário por assim dizer e, atualmente, podemos encontrar no mercado empresas especializadas que fornecem esses tipos de serviços, consulting services, advisory services, ou ambos.


Mas o que é isso? Existe algum tipo de diferença entre Consulting e Advisory? Como escolhemos quem pode nos ajudar?


Bem, na minha perspectiva, ambos trabalham como um provedor de soluções, alguém para ajudar você a resolver seus problemas, alguém hábil para lhe mostrar o melhor ou correto direcionamento, guiando e aconselhando, recomendando planos estratégicos e planos de ações, e claro que para ajudar na implantação dessas recomendações e melhorias na operação.


Então, se existe uma diferença, ela deve ser uma diferença pequena e bem sutil não acham?


Está correto. A principal diferença entre consulting services e advisory services é o foco de cada uma. Usualmente consulting services são mais focados em ajudar as empresas atingir seus objetivos, analisando a situação atual e a principal estratégia da empresa, recomendando planos de melhoria de desempenho e aplicando as melhores práticas para atingir esse objetivo. Do outro lado nós temos advisory services, com um foco mais em ajudar as empresas a minimizar os riscos potenciais e estar em compliance com todos os requerimentos regulatórios, identificando pontos de atenção e controle, e ameaças ao próprio processo do negócio, medindo a eficiência de seus processos e controles internos da operação.


Basicamente ambos os tipos de serviços trabalham para ajudar as empresas a melhorar seu desempenho e minimizar os riscos seguindo todos os requerimentos regulatórios existentes. Então agora você terá que analisar que tipo de trabalho é mais alinhado com o seu problema, encontrar uma empresa de consulting services ou advisory services no qual você confia e que eles forneçam o trabalho que você precisa.


Espero que isso tenha ajudado.


Um grande abraço.

Marco Franco



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page